quarta-feira, 1 de junho de 2016

Circuito de controle automático de uma bomba

Circuito bastante interessante para quem preocupa em esquecer a bomba ligada e queimar ou danificar . 


Este circuito e como uma automatização; Utiliza ele para ter o controle sem haver desperdício.

===========>

             O circuito usa sensores, ou seja 3 fios que são colocados na caixa de água. Você deve definir níveis-Inferior (quando a bomba deve ser acionada) e nível alto (quando a bomba deve ser desligada). Já o terceiro sensor é apenas um fio Vcc, este por sua vez deve ser colocado abaixo do sensor inferior.
O sensor do nível inferior está ligada ao gate (pino do gatilho), pino 2 do 555, assim, a tensão no pino 2 entra em contato com Vcc quando é coberto pela água. Mas quando o nível de água desce, abaixo do sensor do nível inferior (sem tocar a água), o pino 2 desliga e a tensão no pino do gate se torna menos do que Vcc, com isso a saída de 555 torná-se elevada, acionando o relé através do transistor. A saída do 555 é sempre alta quando a tensão no pino 2 é inferior a 1/3 do Vcc.
    Com o acionamento do relé a bomba é ligada e á água vai para a caixa de água,quanto o nível da água sobe e a sonda de nível superior é coberta pela água, o transistor da sonda começa a conduzir. Com isso o pino 4 do 555 irá para a terra,  com isso a saída do 555 torna-se baixa, desligando o motor da bomba e parando o fornecimento de água.
     Este circuito é simples, porem eficiente, não se esqueça que o relé deve ter a corrente dos contatos compatível com a corrente do motor da bomba d’água. Devemos considerar a corrente de contato do relé o dobro da consumida pela bomba. Você pode adaptar sistemas mais potentes e  usar SCR ou TRIAC para acionar o motor.


No caso do circuito acima, é um relé de estado sólido e a comutação é feita através de um TIC226 que é um TRIAC que suportas correntes de até 8 Ampere. É aconselhável que o TRIAC seja montado em um dissipador de calor bem isolado.



: )

Nenhum comentário:

Postar um comentário